sábado, 26 de março de 2011

ESTÁ A FIM DE COMEÇAR A CORRER ?

   Sempre ouvimos falar, que antes de iniciar a prática esportiva, devemos consultar um médico para verificar se a saúde está em ordem e procurar um profissional de Educação Física, para supervisiona-lo nos treinos. Pois bem, não vou me alongar sobre esse assunto, que todos já conhecem  e vamos ao tema.
   Principios básicos, para quem quer deixar a vida sedentária de lado, e começar uma vida saudavel.
   1º Alongamento ou Treinamento de flexibilidade:  "Flexibilidade é a capacidade e a caracteristica de um atleta de executar movimentos de grande amplitude, ou sob forças externas, ou ainda que requeiram a movimentação de muitas articulações". (Weineck, 2010)
   Dicas: A posição de alongamento deve ser gradual e continuamente atingida, e mantida por pelo menos 10 segundos, caso contrário não há desencadeamento no reflexo de alongamento dos fusos dos tendões; Durante o alongamento a respiração deve ser profunda e calma, pois isto aumenta os efeitos do alongamento; Se possível, o alongamento deve ser executado não somente antes, mas também depois do treinamento, pois ele favorece a recuperação dos musculos.
   2º Aquecimento: "Aquecimento visa a obtenção do estado ideal psiquíco e físico, a preparação cinética e coordenativa e a prevenção de lesões". (Weinck, 1990)
  No caso em questão, na corrida, o ideal é realizar o aquecimento geral que, "Deve possibiltar um funcionamento mais ativo do organismo como um todo". (Adam / Werchoshanskij, 1972)
   O iniciante deve começar na modalidade caminhando, para adaptar seu oganismo ao esforço exigido. Principalmente se você, tiver uma vida sedentária, em hipótese alguma deve iniciar correndo logo de cara. Evite realizar treinos em dias quentes; Momentos ideais para a prática é nos períodos da manhã e da noite; Utilize um tênis, que o deixe confortável; Procure um ortopedista para identificar o seu tipo de pisada, se é pronado ou supinado e nunca é demais lembrar, mantenha seu corpo hidratado.
   
Bons treinos !

Literatura consultada: WEINECK, J. Treinamento Ideal. Baueri, Ed. Manole,9ª edição.

 
   
    

Um comentário:

  1. Já fiz exercícios por um período, mais com a falta de tempo fica complicado. Mais pelo pouco tempo que fiz senti uma grande diferença.

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